Translate

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Diógenes Rebouças

     Foi comemorado ontem, 7 de maio de 2014, os 100 anos de nascimento do professor Diógenes Rebouças. Ele que foi, sem sombra de dúvidas o arquiteto mais renomado e influente da Bahia entre as décadas de 40 e 60, foi um dos responsáveis pela modernização de Salvador, e estado. 
Foto: Arquivo Jornal A TARDE

     Ainda ontem, para marcar a data, foi realizada uma missa no Mosteiro de São Bento, onde amigos, familiares e admiradores celebraram o centenário do grande arquiteto falecido em novembro de 1994. Diógenes Rebouças foi um dos principais responsáveis pela modernização urbana de Salvador. Nascido em Vila das Tartarugas, distrito de Amargosa-BA, fez seu primeiro projeto arquitetônico em Itabuna, a Catedral de São José (ainda formado apenas em Engenharia Agronômica), este e outros projetos na cidade o fizeram se convidado a trabalhar na Epucs, em Salvador. A partir de 1942, fez o segundo (e executado) projeto do antigo complexo esportivo do estádio Octávio Mangabeira (Fonte Nova) e coordenou o setor paisagístico do Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade de Salvador (Epucs) até assumir, em 1947, a coordenação geral do órgão após o falecimento de Mário Leal Ferreira. Dentre os projetos de destaque de Rebouças, além da antiga Fonte Nova, estão a Avenida Centenário (concebida pela Epucs) e os desenhos dos equipamentos mais importantes do plano como o Hotel da Bahia e Penitenciária do Estado. Aos 38 anos, após receber o diploma de Arquiteto pela Ufba, ele abriu seu escritório, contando com o mérito de ser o arquiteto e urbanista mais influente e produtivo da Bahia, foi o conceptor dos projetos da Avenida Contorno, a primeira Estação Rodoviária de Salvador, da Faculdade de Arquitetura e da Escola Politécnica da Ufba, entre outros. Além disso, foi também professor de destaque na Universidade Federal da Bahia durante mais de 30 anos, e fundou e presidiu o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia (IAB-BA).
     Em homenagem, o IAB-BA, a Faculdade de Arquitetura da Ufba e a Odebrecht, com o apoio do Iphan, do CAU-BA, do Governo da Bahia e da prefeitura de Salvador, vão promover uma série de eventos comemorativos (e técnicos também) durante todo o ano. Maiores informações no site diogenesreboucas.com.br

Fonte: 
ANDRADE, Nivaldo. Diógenes Rebolças e a modernização de Salvador. Jornal A TARDE, Salvador, pág. A2, 07 de maio de 2014

Links Importantes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ajudar a construir nosso blog